DÚVIDAS e DICAS

Vou colocar aqui algumas dúvidas que geralmente os aspirantes a Cast Member têm (e que eu também tive antes de fazer o programa). Espero ajudá-los!


- O processo seletivo só é feito pelo STB? Sim, o STB é a única empresa que faz a seleção para brasileiros trabalharem na Disney.

- Terei que viajar para participar do processo seletivo? Depende de onde você mora. Geralmente a primeira etapa acontece em mais cidades. Nos dois ICP's que eu fiz, não precisei viajar para a primeira palestra/entrevista, somente para a segunda fase (fui para BH). Mas esse ano não teve a primeira etapa em Brasília, logo o pessoal daqui viajou para o Rio/SP/BH e vai viajar novamente para a segunda fase, que ocorrerá em agosto em SP e BH. Portanto, as cidades podem mudar a cada ano.

- Como me preparo para as entrevistas? Sugiro ler textos em inglês, treinar com amigos falando em inglês e simulando a entrevista e assistir à séries/filmes em inglês para aumentar o vocabulário. Quanto mais você tiver contato com a língua, melhor pra você. É importante também treinar o nervosismo, no meu caso o que me ajudou foi treinar várias vezes antes simulando as perguntas da entrevista.

- Quanto pago para fazer esse intercâmbio? O valor total que estimo é cerca de R$ 5.000,00. Neste valor está a passagem, o seguro saúde, as taxas de visto, o transfer e a taxa de assessment fee. Pode variar um pouco, mas só ficará muito mais caro se você quiser levar mais dinheiro para gastar durante o programa. Recomendo levar para as primeiras semanas pelo menos $600,00, pois só depois da segunda semana lá é que você receberá seu pagamento.

- Posso morar em qual condomínio?  A Disney oferece 4 opções de condomínios em Orlando: Vista Way, Chatham Square, Patterson Court e The Commons, mas não podemos morar no The Commons (só mora Guest Relations e os representantes dos países do Epcot).

- Como é feita a divisão dos apartamentos? Posso morar com a minha/meu amiga/amigo? A divisão é feita por sexo e por idade. Assim, eles dividem entre meninas over (maiores de 21 anos) e under (menores de 21 anos) e meninos over e under. Em 2010 não podíamos pedir pra morar com ninguém, mas em 2011 a Disney deixou o pessoal mandar um e-mail fazendo request de morar com um amigo indicado, desde que obedecendo as regras de sexo e idade. Eu não quis pedir, pois achei melhor acontecer naturalmente... E foi a melhor coisa!




(em construção...)  =)













24 comentários:

  1. Olá, estou adorando ler seu blog, obrigada por compartilhar. Você pode tirar umas dúvidas que tenho?
    1 - Tem muitas pessoas de 24 anos como cast member? 2 - Para participar do programa precisa realmente ter um inglês BEM fluente?
    3 - Em quais áreas a pessoa tem mais chances de participar? Sou formada, mas penso em fazer outro curso, por isso a curiosidade.

    Grata!

    ResponderExcluir
  2. Maravilha! Adorei o blog!
    Ronan!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Priscila! Obrigada pelo carinho e fico feliz que goste do blog!
    Sobre a sua primeira dúvida, há pessoas de várias idades fazendo o ICP, mas de brasileiros, percebi pelos meus dois programas que a maioria que vai tem entre 20 a 23 anos. Agora, os Cast Members em geral, não só os brasileiros ICP, há gente de todas as idades (maiores de 18)! Lá em WDW tem muito idoso Cast Member, mais do que na Disneyland. Mas vc vai encontrar gente de 24, 34, 44, 54... haha Todas as idades!
    Sobre a fluência do inglês, na minha opinião não precisa ser bem fluente, basta você demonstrar que sabe se comunicar na entrevista. Acho que conta muito mais se você tem o perfil Disney, ou seja, é alegre, sorridente, flexível, respeitoso...
    Área de curso, se você cursar Turismo, Hotelaria, Relações Internacionais, Administração, qualquer curso que envolva Comunicação Social, é melhor para relacionar com o programa, sem dúvida. Porém, o curso não é determinante na escolha, já que estudo Direito e consegui fazer 3 programas (e conheço muuuita gente que fez o programa e estuda Direito, Medicina, Odontologia, Engenharia, ou seja, cursos que, à princípio, não têm muita relação com o ICP).

    É isso! Qualquer dúvida, fique à vontade! :) Beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelo carinho, Ronan!
    Grande abraço e qualquer dúvida, só perguntar aqui! :)

    ResponderExcluir
  5. Oi Dani,
    Acho uma graça seu blog...além de ser uma super ferramenta p/ quem quer tentar o ICP.Parabéns!
    Minha filha está tentando o ICP este ano.Ela já fez a 1ª entrevista mas ainda não temos o resultado.Estamos entregando nas mãos de Deus e confiando que Ele fará o melhor.
    Eu queria tirar duas dúvidas:
    1ª) Para o convidado entrar no parque, o cast member tem que passar o blue pass.Então, o cast member passa em todo o parque ou só no 1º dia? Se o cast member estiver trabalhando
    no MK e o convidado quiser ir ao EPCOT, como fazer?
    2ª)As reservas no hotel tem limite de dias? Ouvi dizer que são até 7 dias, é isto mesmo?
    Desculpe tantas perguntas, mas sei que vc é expert em ICP.
    Bjs
    Viviane

    ResponderExcluir
  6. Olá, Viviane! Obrigada pelo carinho!
    Boa sorte pra sua filha, tenho certeza que Ele fará o melhor!
    Sobre a sua primeira dúvida, o blue pass funciona da seguinte maneira: o cast member vai para a entrada do parque com sua família/amigos e pode passar até 3 pessoas por vez. Essas 3 pessoas receberão o ingresso de entrada que vale para entrar nos outros parques da Disney naquele dia. Então se sua filha, por exemplo, tiver trabalhando no MK e você quiser passear no Epcot depois, o melhor é ela entrar com vc no MK, ir trabalhar enquanto vc vai pro Epcot de monorail e depois pode até voltar pro MK, se quiser (mas tem que ser no mesmo dia). No dia seguinte, tem que passar o blue pass de novo pra conseguir até 3 ingressos. Lembrando que se for menos de 3, perde os ingressos que n foram usados no dia, então as 3 pessoas têm que estar juntas na hora pra entrar!
    Sobre sua segunda dúvida, nunca ouvi falar em limite de dias... Eu já fiz reserva em hotel da Disney, mas não fiquei mais de 7 dias. Pra conseguir o desconto de Cast Member, sugiro que tente fazer uma vez pelo número total de dias e, se o sistema não liberar, faça uma nova reserva para os dias que faltam. Pode fazer mais de uma reserva. De qualquer forma, perguntei pra uma amiga que fez reserva de mais de 7 dias para os pais ficarem no hotel da Disney e quando ela responder, te aviso por aqui, ok?

    Beijinhos e boa sorte pra sua filha! ;)

    ResponderExcluir
  7. Ah, lembrando que cada blue pass pode passar até 3 pessoas por 6 dias! :)

    ResponderExcluir
  8. Oi Dani,
    Obrigada pela resposta...vc é uma gracinha!!!
    Minha filha passou p/ a segunda entrevista...Glória á Deus!!!
    Que seja feita a vontade Dele!!!
    Ela seguiu muitas dicas suas...obrigada.
    Bjs Viviane

    ResponderExcluir
  9. Oi tudo bem? Preciso conversar com vc.
    Estou montando uma fanpage sobre a Disney e queria umas dicas e informações. E quero falar sobre cast member brasileiro. Vc pode me ajudar?
    prefiro falar por email, mas nao achei o seu. E clarooooo ano que vem quero ir a Disney Land e achei seu blogo e vou acompanhar tudinho
    Bjos
    luanadegobi@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    gostaria muito de fazer um contato com você, qual seu e-mail?

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá fashionsandwich, tudo bom?
    Meu email é: danielalira@yahoo.com.br

    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Oi Dani! Eu sou formada em Arquitetura e agora estou cursando Engenharia, estou indo para a minha primeira entrevista e estou em dúvida se devo ou não mencionar isso na minha carta e na própria entrevista!?

    Me ajude por favor!

    Adorei seu blog!!

    Bjos

    ResponderExcluir
  13. Olá Gianna! Bom, acho importante você mencionar na carta que estuda Engenharia e que cursou por um tempo Arquitetura. Já na entrevista, como você tem pouco tempo, pode mencionar seu curso atual, mas com foco em explicar como sua experiência na Disney pode te ajudar na sua profissão ou se tem alguma qualidade sua área que é importante para um CM (por exemplo, a preocupação com a segurança...). Essa é a minha opinião. Estou torcendo por você. Beijos, Dani.

    ResponderExcluir
  14. ola, estou tentando me inscrever no site da STB mas pede o SOCIAL SECURITY NUMBER e eu não faço ideia do que seja ou se eu tenho hhaha; sera que alguem pode me ajudar???

    ResponderExcluir
  15. Oi Natália, tudo bom?
    Vc só tem o número de Social Security Number quando já trabalhou nos EUA... Se ainda não trabalhou lá, não se preocupe com isso. ;)

    ResponderExcluir
  16. OI Daniela!,parabens pelos seu blog ele é otimos,
    Entao eu gostaria de perguntar se o ganho de cada tipo de trabalho é igual ou tem uns que ganha menos e outros mais?se sim quais ganham mais e quais ganham menos?e qual é o limite de horas extras que cada pessoa pode exercer por semana?e como funciona o doubletime?e se no grace period voce pode entrar nos parques de graça?
    OBS:desculpe por tantas perguntas,é que eu fiquei muito curioso!e notei que voce é uma expert,e seria a melhor pessoa para me responder!
    MUITO OBRIGADO

    ResponderExcluir
  17. Olá "anônimo"! Obrigada, fico feliz que tenha ajudado.
    Sim, há diferentes salários e depende de cada role... Geralmente os trabalhos que oferecem menos "risco" ou menos "cansativos" são os que pagam menos (salário mínimo), como Merchan, Attractions, Attendant e roles como Custodial, Life guard, Character, Quick ganham mais (quick no MK ganha mais ainda)... Não sei qual o valor do salário esse ano, pois todo ano eles reajustam e aumentam alguns cents.
    A regra para a hora extra na minha época era a seguinte: você pode pegar várias horas extras, desde que não force dobletime, ou seja, respeite o mínimo de horas entre um shift e outro (quando eu tava lá eram 8 horas). Se você trabalhar no seu shift normal, por exemplo, e quiser pegar hora extra (over time), pode, mas a não ser que o seu manager peça para você ficar mais tempo, mesmo que isso signifique doble time, não acho bom você forçar isso no sistema (tem chance de ser terminated). Eu não fiz nenhum doubletime, nem tentei, mas fiz overtime na época do Natal/ano novo. Não é muito comum fazer doubletime, pq eles não querem pagar salário duplo pra uma pessoa... Não sei se hoje há um limite para over time, mas muitas vezes lembro que queria pegar um shift extra e já batia com o meu horário de trabalho, então deixei de pegar vários por isso.
    No grace period você não é mais Cast Member, pois seu programa já acabou, então teoricamente não consegue mais entrar nos parques. Mas sei de vários CM que conseguiram entrar com o blue pass nos dias seguintes ao término do programa, mas isso não é certo. Se vc quiser se hospedar em hotel da Disney no Grace period com desconto de CM, vc pode, desde que faça a reserva antes do programa acabar, mas não dá direito à entrada.
    Pode perguntar o quanto quiser. Se eu souber responder, farei com prazer.
    Obrigada pelo carinho e boa sorte na seleção! :)

    ResponderExcluir
  18. OLÁ DANIELE,Primeiramente gostaria de dar os parabens pelo seu blog ele é extraordinario!
    Então eu tenho uma pergunta,eu tenho 17 anos e faço 18 dia 11 de novembro,eu li que tem que ser maior de idade ,mas é no dia da inscriçao para o processo seletivo ou é no dia de ir para a viagem
    Me ajude por favor?
    obrigado,abraços

    ResponderExcluir
  19. Oi Eduardo, obrigada pelo carinho! =) Fico feliz por ajudar.
    Até o meu último intercâmbio (2012/2013) era assim: precisava ter, no mínimo, 18 anos no dia que começava o seu programa. Seria bom você confirmar com o pessoal do STB (Disney Division) pra ter certeza se essa regra valerá para o próximo programa, ok? Você já preencheu também os outros requisitos (estar na faculdade, inglês fluente etc)?
    Abraços e boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Daniela,sim eu estou na faculdade de engenharia civil(5 anos,10 semestres) e eu tenho ingles fluente e os outros requisitos que eles pedem,a unica coisa que eu tinha duvida era esta,graças a voce ficou esclarecido.
      Muito obriagadooo!Novamente

      Excluir
  20. Oi tudo bom? Seu blog é muito informativo, me ajudou bastante. Parabens. Eu tenho um duvida, será que vc pode me responder: é permitido trabalhar nos dias de folga e usa-los no final do mes ou antes? Tipo acumula-los pra poder viajar etc? Obg

    ResponderExcluir
  21. Gostaria de saber qual é o nível do inglês fluente que eles exigem? Por exemplo, qual sua nota do toelf? E outra pergunta, você melhora seu inglês lá? Tipo muuuuuito???
    Hehehe
    Obrigada!!!!!!
    Blog maravilhoso

    ResponderExcluir
  22. Parabéns pelo blog incrível me ajudou muito !

    Te mandei um e-mail com algumas dúvidas!

    Sucesso e muita paz pra você Dani você é incrível!

    ResponderExcluir
  23. Olá Daniela, tudo bem?? Me chamo Maria Luiza e também sou de Brasília! Me inscrevi para o processo também e gostaria de saber se no ICP você pode ser Character também. Vi que no site da Disney tem as Auditions independentes para eles mas mesmo assim fiquei com dúvida... Parabéns pelo blog! Eu adorei tudo nele e esta me ajudando muito!!

    ResponderExcluir