O International College Program (ICP) é um programa de intercâmbio de trabalho da Disney voltado para universitários, no qual os selecionados passam o período de férias de fim de ano trabalhando no complexo Walt Disney World Resort, em Orlando - Flórida, EUA.
Os pré-requisitos básicos são:
- Ter no mínimo 18 anos;
- Inglês fluente;
- Ser estudante universitário regularmente matriculado em curso reconhecido pelo MEC e com duração mínima de quatro anos;
- Estar cursando entre o segundo e o penúltimo período acadêmico;
- Disponibilidade para iniciar e completar o programa (geralmente de meados de novembro ao final de janeiro e começo de março do ano seguinte - Como ele acontece nas férias de fim de ano, sempre é denominado de uma maneira diferente. Por ex: ICP 10/11 para quem fez o programa entre nov-10 e mar-11, ou ICP 11/12 para quem fez o programa no mesmo período entre 2011 e 2012 - );
- Ter situação financeira para custear o bilhete aéreo de ida e volta + seguro médico internacional e despesas de visto;
- Estar apto a morar com participantes de diferentes países e culturas;
- Fazer o seu cadastro para o processo de seleção de 2012 e comparecer às palestras e entrevistas com o STB e com a equipe Disney;
- Ser flexível (muito importante!!!), extrovertido e comunicativo;
- Ter participado no máximo uma vez do J1 Summer Work and Travel no Walt Disney World Resort.
(Fonte: site oficial do programa http://www.stb.com.br/intercambio-trabalho/trabalho-nas-ferias/disney-international-college-program.aspx)
Bom, resumidamente, para participar do programa, é necessário se cadastrar no site do STB (na área do Disney International College Program), participar de uma palestra informativa (o site do STB informa as datas e o local nas cidades que ocorrerão) e fazer a primeira entrevista (com entrevistadores que trabalham para o STB). Passando nesta, haverá outra palestra obrigatória e mais uma entrevista, dessa vez os entrevistadores serão recrutadores da Disney!!!
Resumo do procedimento:
1ª palestra (geralmente ocorre em maio):
Nesse dia é explicado o programa, as posições de trabalho disponíveis, a carga horária, os custos do programa, o salário e a moradia. Passam vídeos mostrando um pouco da experiência de Cast Member. Avisam também que já pode providenciar o mais rápido possível um novo passaporte quem tem o passaporte vencido ou irá vencer em data próxima ao programa. O pessoal do STB entrega uma folha na qual há as posições (roles) de trabalho disponíveis para você numerá-las de acordo com o seu gosto. Essa folha deverá ser entregue na entrevista.
=> O que levar? O STB informará ou pelo próprio site ou mandando por e-mail o que é necessário levar. A 1ª entrevista de de 2010 precisou levar já a confirmação do cadastro previamente feito no site, o Currículo em inglês e uma foto 5x7 cm SORRINDO! =)
1ª entrevista:
Geralmente é feita ou no mesmo dia ou no dia seguinte. É feita totalmente em inglês e em grupo (na do ano passado foi feita também em dupla, então provavelmente é em dupla ou quarteto). A espera, às vezes, pode ser demorada... Mas a entrevista, costuma durar de 15 a 20 minutos.
=> Quais as perguntas?
Perguntam, por exemplo: Por quê você quer trabalhar na Disney? Qual é o seu curso na Faculdade? Por quê escolheu tal role como primeira opção? O que você relacionaria seu curso com essa role? Já trabalhou? Já morou fora? Já foi à Disney? O que sua família acha desse intercâmbio? Diga 3 características que resumem sua personalidade. Já viajou para o exterior? E OUTRAS...
=> Como ir vestido?
Nessa entrevista não é necessário ir com uma roupa formal, mas é bom já ir no Disney Look (cabelo de uma cor só, roupas sem decotes ou muito curtas, sem piercings, tatuagens escondidas, unhas sem esmaltes coloridos, brincos pequenos, poucos acessórios...).
=> O resultado?
Sai depois de alguns dias (normalmente uns 20 a 30 dias... Pode ser menos ou mais. O STB avisa) pelo site. Passou??? Comemore e prepare-se pra 2ª etapa!!! Corra atrás do documento "Proof of Student" o qual sua Faculdade deverá assinar e da cópia do seu passaporte... O STB explicará melhor o que precisa ser entregue antes da 2ª palestra. Se não passou, veja o que pode melhorar para o próximo ano e lute pelo seu sonho, não desista!!
2ª palestra:
É bem parecida com a 1ª, mas será explicada pelos recrutadores da Disney!!! Nessa já é para ir com roupa formal (meninas de terninho, pode ser de calça ou saia e meninos com camisa e calça social... pode ir de terno e colocar gravata, se quiser). Vão ser passados vídeos e os recrutadores fazem perguntas sobre a Disney e dão brindes para quem acertar as perguntas (assim ganhei a caneta azul exclusiva do ICP que aparece em uma das fotos hehe).
2ª entrevista:
Assim, como a primeira, é feita toda em inglês. Deve-se preencher outra ficha com as opções de roles. Pode modificar a ordem que foi marcada na lista da 1ª entrevista. Os recrutadores da Disney fazem normalmente as mesmas perguntas da primeira entrevista, mas essa é a que realmente vale! Passou??? Agora é só comemorar!!!! Comece a pesquisar os preços de passagens e a combinar com os amigos opções de Grace Period... Mas vá com calma, espere a primeira reunião do STB para poder fechar as passagens.
=> O resultado:
Sai também pela área dos selecionados (no site do STB). Em 2011 o STB colocou a Job Offer junto com o resultado, avisando logo o ROLE e a DATA DO COMEÇO/TÉRMINO DO PROGRAMA. Porém, em 2012 a Job Offer foi feita pro telefone, alguns dias depois do resultado. Acredito que eles devem optar por colocar junto com o resultado, por ser mais prático... Mas se não vier, fique calmo e espere por uma notícia do STB! Os resultados são: aprovado, stand by (em espera) ou reprovado. Há chance de ser chamado se ficar em stand by, mas são poucas vagas. Se ficar como reprovado, lembre-se de não desistir do seu sonho: tente na próxima seleção!!! ;)