Dear friends,
Hoje, em homenagem aos 22 anos do parque Hollywood Studios, vou contar um pouco sobre a minha... EXPERIÊNCIA DE TRABALHO no ICP 2010/2011!!!
MAS, antes de começar a contar a minha experiência como merchan lá, vou fazer um resumo (bem resumido meeesmo, pois a história já foi brevemente contada no meu 1º post aqui no blog) dos fatos ocorridos ANTES do ICP... Assim, vai dá pra entender melhor porque dei tanto valor na experiência como vendedora nas lojas da Disney! ;)
Bom, como eu já tinha tentado ir para o ICP de 2009, sabia que a ficha que preenchemos na 2ª entrevista ajuda, e muito, no posicionamento do entrevistador quanto ao seu role... Por isso, eu que sempre gostei de vender, comprar, ver produtos legais, passar hoooras em lojas, não podia escolher outro role como primeira opção que não seja: MERCHAN! =) Dai tentei o IPC 09/10 como Merchan e não fui... No começo de 2010 eu pensei "será que ainda coloco Merchan como primeira opção? Mas eu quase não tenho experiência em vendas, será que consigo (eu sabia que o role de Merchan era bem concorrido)? Já sei: vou trabalhar em uma loja, consigo mais experiência como vendedora e ai tento novamente ser Merchan!". Ok, consegui um trabalho como vendedora, trabalhei por alguns meses e aprendi bastante... Mas tudo foi pensado no ICP! Em aumentar a minha chance de ser escolhida para ser Merchan! Bom, ai veio a primeira entrevista (junho/2010) e PASSEI!!! Nessa entrevista temos que preencher também a lista de roles na ordem de preferência, mas a minha impressão é que a ficha que realmente conta é a da 2ª entrevista! Assim sendo, sai do trabalho na loja e comecei a estagiar... Quando chegou a 2ª entrevista, falei que queria merchan como primeira opção e após justificar o porquê da minha escolha, eu acabei comentando sobre o parque Hollywood Studios, que era o meu preferido! Quando recebi a ligação contando qual seria o meu role, a famosa Job Offer, fiquei MUITO feliz e lembrei de todo o esforço que tive para consegui-lo. Não sei se a minha experiência na loja foi o que determinou para conseguir o role de Merchan, mas acredito que de alguma forma contribuiu... Por tudo que passei antes de ir, precisava valorizar bastante a oportunidade que teria lá, como vendedora das lojas do maior centro de entretenimento do mundo!!! ºoº
Nos primeiros dias lá, assim que fiquei sabendo a minha work location (a minha linda HOLLYWOOD HILLS) e descobri que iria trabalhar em 3 atrações diferentes (e as mais cheias do parque: A Rock'n' Roller Coaster, a Twilight Zone Tower of Terror e o Fantasmic), fiquei completamente empolgada! A Rock'n' Roller Coaster - Aerosmith é a minha montanha-russa preferida desde que fui à Disney com 15 anos e, de repente, iria trabalhar justamente lá!!!
O primeiro dia de trabalho começa no Traditions ( = Tradições: curso na Disney University no qual aprendemos as histórias e valores da Disney e como deveremos nos comportar como um Disney Cast Member, um membro do elenco do show que acontece 365 dias por ano!). Nesse dia temos que ir com traje formal e já recebemos nossa Name Tag (broche com nosso nome que deve ficar sempre grudado na nossa costume/nosso uniforme). Os dias seguintes são de muito treinamento, que dura normalmente uma semana. Em seguida fazemos uma prova chamada de Assessment, na qual serão avaliados nossos conhecimentos para ver se estamos "aptos" a trabalhar sem um treinador por perto. A minha fase de treinamento foi muito boa! Tive ótimos treinadores que foram muito atenciosos e prestativos comigo. Aprendi a usar o sistema Matra (caixa registradora) no Merchantainment (outro curso na Disney University, mas dessa vez só para quem trabalhará como Merchandise), que é tranquilo de trabalhar depois de algumas semanas (quando se pega o jeito, hehe). É engraçado lembrar que nos meus primeiros dias no trabalho... eu ficava SUPER perdida pelo backstage (área dos Cast Members)! hahahaha... Nem sabia como fazia para chegar no local que daria o meu clock in (registro quando começa a trabalhar), o que teria que fazer/falar/saber... Tudo era novo para mim! Cada dia era um treinador diferente e cada um tinha sua forma de ensinar... Conhecia a área que ia trabalhar (chamada de Work location), treinava no matra, treinava nas fotos (como fazer o pedido das fotos das atrações, como cortar as fotos...), conhecia o estoque... Ficava um tempo em uma atividade e em seguida já passava a treinar outra. Descansava um pouco no querido Take 5 (nossa cafeteria), conhecia mais colegas de trabalho... Assim foi o meu treinamento!
Chegando no Traditions - Disney University |
Um pouco antes do Traditions começar... =) |
Fiquei mais de 1 mês trabalhando só na Coaster e no Fantasmic, só comecei a trabalhar na Tower bem depois... Adoraaaaaaava trabalhar na Coaster, principalmente. Fiz amigos muito especiais e queridos bem rapidamente no trabalho. Vários deles me divertiam muito e faziam o meu tempo passar voaaaando (Gracias, Rodrigo and Thank you/謝謝, Rico!! - dois dos grandes amigos que fiz trabalhando).
My dear friends Rico (from China) and Rodrigo (from Peru) - I miss them very much... |
Sobre a questão do inglês, no começo confesso que não foi fácil de adaptar a uma outra língua trabalhando... Mesmo formada em inglês aqui, a convivência lá é MUITO diferente, principalmente em ambiente de trabalho... Uma coisa é falarmos inglês como turista, pois se você não sabe a palavra, mas quer comprar algo, o vendendor faz de tudo para te compreender, afinal ele quer vender! Porém, quando se está trabalhando, dificilmente as pessoas terão compreensão quando você não entender a língua delas... Por sorte, tive ótimos Managers e co-workers, que tiveram paciência e me explicavam expressões e palavras que eu desconhecia... Claro que os americanos sabem que nós somos estrangeiros e não sabemos todo o vocabulário inglês... Vão exigir que você entenda pelo menos a ideia principal do que estão falando, mas não todas as palavras como um americano... Com a prática e com o tempo, a língua foi fluindo bem melhor! O mais difícil foi na fase de treinamento, pois tudo era novo e eles falavam rápido... hehehe. Falavam, muitas vezes, expressões americanas e com o sotaque americano... Assim, tudo que eu não sabia, perguntava e não tinha medo de pedir para repetir uma explicação ou pedir para me explicar de outra forma. Não pode é falar que entendeu, assinar que está ciente da responsabilidade e depois errar, pois não tinha entendido como se fazia... Por isso, sempre pergunte quando não entender o que explicaram!
Um ponto muito importante a ser comentado é a RESPONSABILIDADE. Temos que ser muuuito responsáveis no nosso trabalho. Não podemos chegar atrasados (se chegarmos, levamos pontos no record card -ficha que marca nossos pontos ruins e bons), temos que registrar nosso horário de chegada e de saída, temos que ser respeitosos e tratar a todos com cortesia e zelar pela segurança dos nossos convidados (our guests), isso é muiiiito importante!
O nosso objetivo era alegrar o guest e fazê-lo se sentir importante, feliz e satisfeito com o dia que estava passando no parque. Isso nem sempre era fácil! Em merchan, temos que ter, muitas vezes, jogo de cintura para lidar com situações complicadas... Mas tudo que era difícil de resolver avisávamos o manager e ele vinha nos ajudar!
Eu trabalhava sempre na mesma loja durante o dia, então quando começava a trabalhar na Coaster, por exemplo, ficava o dia inteiro lá... Mas alguns amigos trabalharam algumas vezes em duas lojas no mesmo dia. Eu achava bem melhor não trocar de loja (e torcia para não pegar na schedule), pois isso significava trocar de costume, muito mais corrido!
O meu trabalho na Coaster era bem parecido com o trabalho na Tower: ficar nas registradoras, organizar e limpar a loja, estocar os produtos nas prateleiras, vender as fotos tiradas na atração (procurá-las, recortá-las e guardá-las no envelope), anotar os números das fotos para o guest (essa posição, chamada de Preview, era a mais cansativa/monótona, pois você fica sozinho e parado...), anotar e encaminhar os embrulhos para entregar nos hoteis da Disney, repor os materiais (papeis, caixas..) no final do dia... Nem sempre fazia todas essas funções em um mesmo dia... Alguns dias ficava só na foto/Preview e limpeza quando a loja fechava... Outros dias ficava nas registradoras das lojas e não ia para a foto... Na Coaster tinha uma mini loja (chamada cart) que ficava aberta ao ar livre... Bem perto da entrada da atração. Nessa mini loja eu gostava de ficar quando o clima estava menos frio, pois nos dias que a temperatura se aproximava do negativo, era complicado ficar lá por muito tempo! Já o meu trabalho no Fantasmic (show maravilhoooso de luzes refletidas na água, que formam imagens, e fogos) era bem diferente! Eu vendia objetos que iluminavam, pois o show acontecia à noite, e também cobertores, nas noites mais frias. Pense em inúmeros brinquedos que brilham, fazem barulho, acendem luzes... Tudo isso vendíamos em carrinhos, em coletes presos ao nosso corpo ou nos stands (mini lojas) na entrada do teatro onde ocorria o show. Adorava trabalhar nessas lojinhas, pois era menos cansativo, mais divertido, menos trabalhoso e ainda dava pra escutar o show todo e ver algumas partes! Porém, quando eu trabalhava com os carrinhos, tinha que organizá-lo e fazer toda a contagem antes de sair com ele pelo parque, ficava em um ponto vendendo sozinha, o dinheiro ficava comigo (em uma espécie de pochete) e era muiiiito mais cansativo todo o processo de arrumar carrinho, contagem inicial, contagem final e organizar o carrinho novamente para o próximo dia... Sem falar que eu fiquei muiiiito resfriada por passar frio, trabalhando em lugar aberto, nos dias de MUITO frio que passei lá. Tínhamos que ter uma atenção bem maior com os produtos, pois quando estava cheio o parque muitas pessoas queriam comprar ao mesmo tempo e se sumir algum produto, dificilmente você consegue ver! Só vai se dar conta quando for fazer a contagem final... Isso era um ponto complicado de trabalhar no Fantasmic... Mas, apesar de ser muito cansativo, era super divertido fazer bolinhas de sabão para alegrar o ambiente, receber os convidados com um hi4 (mãozinha do Mickey, hehehe...), dar tchau com a mão do Mickey no final, usar a tiara de princess durante o trabalho ou um chapéu de Sorcerer Mickey bem lindão na cabeça... Tínhamos que fazer o famoso Merchantainment (vender com animação e entretenimento) sempre!
Sempre há um lado postivo e um lado negativo... O importante é sabermos valorizar mais o positivo e entender que o negativo faz parte do trabalho... Mas que o posivo compensa tudo! E realmente compensava... Conheci guests super queridos, passei por momentos realmente mágicos, vi o sorriso e olhar encantado de criancinhas tão fofas que me fizeram voltar a ser criança também!!
Comentei aqui também algumas perguntas que me fez um aspirante a Cast Member, o Henrique, que mora em Campinas/SP. Henrique, espero que tenha respondido as suas dúvidas... Se tiver mais, só avisar! Obrigada pelo carinho e por acompanhar o blog! :)
Para finalizar este post, deixo aqui um beijo especial a todos que trabalharam no Hollywood Studios... Todos os co-workers da Hollywood Hills... Sinto uma saudade enorme de todos os momentos maravilhosos que passei lá! Aprendi muito com todos... Conheci pessoas maravilhosas e fiz amigos que quero manter para sempre a amizade! Agradeço muito a Deus por ele ter me dado essa experiência maravilhosa de ter trabalhado 3 meses nesse parque incrível e nessa área maravilhosa! De ter colocado as melhores pessoas trabalhando comigo e me ajudando em tudo que eu precisava. Hoje sinto falta de tudo... Dos melhores co-workers que alguém possa ter, de ir para o trabalho e ver alguma parada, de correr para dar clock in e, no caminho, algum guest me pedir para olhar os meus pins, de trocar pins com os guests, de ver o sorriso de alguma criança quando ela conseguia trocar comigo o pin que ela sonhava em ter, de embrulhar os produtos com cuidado para não quebrá-los, de todas as horas em pé, de correr para pegar o ônibus para trabalhar ou sair do trabalho e dar tempo de ir para alguma balada, de sair com os amigos do trabalho para o boliche/parque/balada/casa de alguém (...), das várias fotos que tirávamos no trabalho, de ir na Coaster com as luzes acessas e apagadas, do frio que fazia nas noites de Fantasmic, da correria para chegar a tempo no trabalho, de organizar todos os cabides das lojas, das músicas do Aerosmith que tocavam na loja e das as músicas de Natal, de estocar tudo que faltava, de brincar com os amigos co-workers quando trocava de position, dos breaks corridos na take 5, de ir de bicicleta para o Fantasmic com 2 amigos co-workers, de chegar no Fantasmic e perceber que sua schedule foi mudada para a Tower, de correr para dar tempo de curtir de manhã com os amigos em algum parque e depois ir correndo trabalhar, de pegar o barco do Epcot e ir trabalhar no HS, de conhecer os guest mais legais (tá, às vezes os mais chatos também) do mundo, de tirar fotos com guests que você nem sabe de onde são, de se comunicar em várias línguas, de ajudar os brasileiros que não sabiam muitas palavras em inglês, de conhecer pessoas de inúmeros países, de ver a felicidade das pessoas em estar no lugar que você trabalha, de escutar de uma guest que você tem o melhor trabalho do mundo, de trabalhar com alegria, de perceber que você acabou de fazer um magical moment... Enfim, de ser uma DISNEY CAST MEMBER!
Name Tag LINDA!!! |
Recebendo a visita da minha amiga Milla, no meu último dia de trabalho no Fantasmic! |
Eu poderia ficar tranquilamente horas e horas aqui escrevendo os melhores momentos do meu trabalho na Disney... Sinto falta de caaada segundo vivido lá. Tudo foi especial e eu nunca vou me esquecer do que senti como Cast Member... *.* Fazer parte da magia Disney é algo inexplicável. Construir sonhos e realizá-los é uma realmente obra divina.
Obrigada! ºoº Thank you! ºoº Gracias! ºoº 謝謝 ºoº Grazie ºoº Merci ºoº Vielen Dank ºoº
Um grande beijo e fiquem com Deus!
Rock'n' Roller Coaster - uma das minhas work locations! |
queridos futuros cast members, se vcs querem ser merchan leiam esse post!
ResponderExcluirDani, pra variar ficou ótimo!
Merchan realmente é bem legal, apesar da parte de estocar e outras coisinhas! Bom, tem mais glamour que Quick Service! hsauhsuashua
Mas é sério, a Dani falou certo.. toda role tem os pontos bons e os ruins, e focar nos bons é a melhor coisa! Dá pra fazer td direitinho e ainda aproveitar momentos ótimos com os co-workers e guests :D
Querida Rê, muito obrigada pelo seu comentário!!! =) Depois vou comentar sobre a alimentação e as baladas... quero sua opinião sobre tudo, ok? Miiiiiiil beijos!!!!
ResponderExcluirDaniela,eu tava lendo a revista do mês passado da capricho, e vi algumas dicas sua,e achei seu blog.Lendo seus posts achei muuuito legal,bem interessante.
ResponderExcluirEu tentei procurar teu E-mail no blog más não achei...vc poderia passar pra mim,eu queria ta tirando algumas dúvidas com vc.
Aguardo retorno!
Beeeijos Maria Fernanda/SP
Ok... first thanks 4 the mention in your post xD, you dont have to thanks nothing, you helped me more that once, so the thankful here its me xD... well, all you mention its true... if you want to be succesful in this job, you have to be responsable and very very very very patient (not only with the guest, with some co-workers too sometimes)... you mention that some people work in two stores in the same day... well i did it like 2 or 3 times, and was very stressful n that plus the rains and cold climate ends with me sick... (thanks God for the NyQuil :D )... there are bad days, good days n amazing days... thats it... see ya dani! lml
ResponderExcluirMaria Fernanda, obrigada pelo comentário!!! Meu e-mail é danielalira@yahoo.com.br
ResponderExcluirPode me mandar suas dúvidas por e-mail! :)
Beijos!!
Rodrigo, my dear friend...
ResponderExcluirYou don't need to thank me... You know how much you matter to my ICP experience and how much you helped me there! You teached me a lot and I don't imagine my program without your friendship. You're very important to me! Thank you for the comment and for the affection always. Miss you!
Maria Fernanda, obrigada pelo seu comentário!!! Meu e-mail é danielalira@yahoo.com.br
ResponderExcluirFique à vontade para tirar suas dúvidas!
Obrigada pela atenção e pelo carinho :)
Beijoos!!
Bom, eu já tinha respondido a Maria Fernanda e o Rodrigo, mas não sei porque o comentário não salvou! =( Escreverei novamente!!
ResponderExcluirDear Rodrigo, thank you for your comment! You helped me a lot there and I don't imagine my program without your friendship!!! Miss you a lot... Take care and come visit me here, in Brazil!!!!
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