sexta-feira, 6 de abril de 2012

EARNING MY EARS – PART II

Hey guys!


Continuando a contar dos treinamentos, vou dividir esse post em duas partes: Treinamento na Sum of All Thrills (ou também chamada de SOAT, que era patrocinada pela Raytheon – falo isso, pois tinha que saber quem eram os patrocinadores das minhas rides haha) e treinamento de Host/Hostess. Este último eu só comecei no dia 12 de dezembro, ou seja, fiquei 2 semanas só na SOAT. 

Durante a primeira semana de treinamento no Innoventions, meus shifts começavam beeeem cedo, geralmente às 7h30 ou 7h45, para que eu pudesse aprender a abrir a atração, mas também terminavam cedo (o que era ótimo, pois podia aproveitar bem o dia). Para chegar lá às 7h30, tinha que acordar pelo menos às 5h30 (e eu ia dormir às 3h +- logo, tinha umas 2h de "sono".. :P). Achei bem complicado seguir todos os passos para checar a segurança (thanks God eu não precisei abrir novamente depois do treinamento hahaha... ), pois havia uma check list na qual seguíamos uma ordem de ações para a abertura da atração. Esse procedimento geralmente durava uns 30 minutos e logo após dele o Manager da manhã fazia uma reunião com todos os CM presentes (o mesmo ocorria à noite, depois de fechar a atração).

O primeiro dia de treinamento meu shift foi super longo (cerca de 10h). Andei bastante pela área, conheci o backstage e, no início, fiquei um pouco perdida com tantos caminhos e portas, mas em poucos dias aprendi. Testei novamente a atração e depois segui com a treinadora em cada position da SOAT. Ela me explicou um pouco de cada uma, mas só com o tempo e prática fui entendendo melhor o que tinha que fazer.

No final do treinamento, fazíamos um teste objetivo chamado Assessment. Algumas perguntas achei tranquilas, outras nem tanto... Mas a maioria era sobre situações de emergência (como agir se caso alguma ocorresse), códigos de segurança, cartões utilizados por todos os attractions... Só depois de passar nessa prova é que se pode pegar hora extra e está apto a trabalhar sem um treinador por perto. Passei de primeira nos 3 Assesments que fiz (1 como Merchan e 2 pros 2 treinamentos diferentes de Attractions que fiz: SOAT e Host/Hostess). 

Fazíamos rotation, ou seja, uma rotação para ninguém se cansar da posição, isso acontecia geralmente a cada uma hora... Isso variava muito, mas geralmente eles tentavam não deixar uma pessoa mais de uma hora na position. A rotation de attraction era muito diferente da que eu tinha como Merchan no HS. Nas lojas, a rotation era no máximo "A" ir para o lugar de "B" e "B" assumir o lugar de "C". Já em attractions a rotation tinha horários certos de ocorrer e, geralmente, eram enormes, como exemplo: A vai para o lugar de B, B vai para o lugar de C, C vai para o lugar de D (...) e F volte para pegar um novo assignment. Percebi que existiam mais posições nas minhas atrações do que nas lojas que trabalhei. Em loja, podia ficar na Register (caixa), na Photo (vendendo a foto da atração), no Preview (anotando os números das fotos) e no Cart (só na Rock’n’roller coaster – era a loja do lado de fora). As outras positions eram mais “task” do que uma posição mesmo, pois quase sempre era para organizar/estocar os pins, estocar os bonés/óculos/outra coisa, arrumar as blusas e seus cabides ou ficar de greeter, conversando com os guests e fazendo Merchantainment, que nada mais é vender com entretenimento. No Fantasmic tinham mais positions, mas era diferente, pois não havia rotation: tínhamos uma única position pro dia.
Um dos rotation slips da SOAT!


Nas semanas do Natal e Ano Novo meus managers aumentaram as positions e criaram Designer Assistent e Pre-show Assistent... Essas posições ajudavam com a fila e com o que mais precisasse, pois estava muito cheio o parque e a atração tinha fila de espera que chegava, às vezes, em 1 hora ou mais. Dessa forma, eu peguei muitos tasks e, com isso, eu tive mais tempo pra ajudar meus co-workers, conversar mais com os guests... Acabava sendo bem divertido, apesar de ter sido veeery busy.
Trabalhando na SOAT.


Trabalhar em atrações é MUITO diferente de trabalhar em lojas. Já nos treinamentos eu percebi isso. Em Merchan as funções geralmente não eram muito repetitivas, exceto a position Register, mas, mesmo assim, cada venda era um guest e uma situação diferente... Já em atrações, quase sempre eu tinha uma atividade repetitiva, o que tendia a ser cansativo. Por isso, o que eu mais sentia falta de Merchan era a liberdade de ficar na loja conversando com os guest enquanto estocava os produtos, arrumava as prateleiras ou era greeter. Porém, trabalhar como Attractions tinha um grande lado positivo: conhecer melhor a atração, como ela incrivelmente funciona, seus bastidores e segredos e fazer parte do funcionamento da própria atração... Enfim, quando me perguntam qual role eu gostei mais sempre digo que gostei das duas, de forma diferente, pois são experiências distintas, mas tenho por elas o mesmo amor. J
No treinamento, andando pelo parque! Foto tirada pela minha querida amiga Thay. =)


Além desses treinamentos, tive outros ao longo do programa, como o Safety in Motion (treinamento para ensinar a carregar peso corretamente ou a como se posicionar melhor com o corpo a fim de prejudicar o menos possível nossa saúde)... Não foram muitos, mas cheguei a ter o meu último poucas semanas antes do programa acabar. Eles geralmente duravam metade do shift e eram em áreas diferentes do parque (fiquei um pouco perdida até encontrar o local hahaha). Trabalhando em Attractions, não tive um treinamento específico para esse role como tive como Merchandise no Merchantainment, mas aprendi bastante sobre as atrações que trabalhei no treinamento específico delas. Por isso, não podemos pegar horas extras como Attractions em outras atrações, o que me deixou muito triste em saber que não podia trabalhar na minha linda Aerosmith Rock’n’roller coaster como Attraction! Isso é uma ótima vantagem de Merchan, pois pode pegar quase todas as horas extras (ou EH, a sigla em inglês), menos as que exigem treinamento em comida, cash handling (a que eu fiz pro Fantasmic) ou outras específicas. A grande parte das horas extras em Merchan só pedia o treinamento do Matra (que todos desse role tinham), por isso que quem queria, conseguia fazer muita hora extra. No meu caso como attraction, eu só podia fazer hora extra na minha work location ou como PAC (trabalhando nas paradas do Magic Kingdom). Eu queria muito ter feito pelo menos uma EH como PAC, mas sempre meus shifts batiam com os que o The Hub oferecia. Por isso, acabei fazendo mais EH na minha WL ou aceitando extended shifts, trabalhando umas horinhas a mais.

Depois de duas semanas trabalhando só na SOAT, veio o meu treinamento de Hostess! Fiquei muito animada, pois todos os CM diziam ser ótimo trabalhar, principalmente, no Illuminations e no Tip Board.  De fato, eles estavam certíssimos!

Todos os meus treinamentos foram maravilhosos e pude aprender muito neles. Nunca vou me esquecer do dia que assisti, pela primeira vez, o Illuminations como Cast Member. Meu treinamento nesse dia foi excelente e poder trabalhar nesse show lindo foi, sem dúvida, uma das melhores experiências no programa. No treinamento de Hostess andei mais pelo parque porque tinha que aprender bastante sobre ele, já que trabalharia no Tip Board (local de informações). Explorei toda a área do Future World, a entrada do parque, o backstage e as 3 atrações que trabalharia: Piggy, IMB e UL (resumidamente), além do Tip Board e do Illuminations.
Minha Work Location linda!

No próximo post escreverei sobre as minhas positions e conto mais histórias, ok?

Aproveito e desejo uma Feliz Páscoa/Happy Easter para todos!

Fiquem com Deus.  Grande beijo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário